A metodologia 5S ficou popularizada em meados de 1950. O conceito foi desenvolvido com o objetivo de melhorar as condições e e segurança no trabalho. Esse sistema foi se desenvolvendo ao longo dos anos até se tornar um dos principais pilares para empresas em todo o mundo que buscam a implantação programa 5s.

Como funciona a metodologia 5s?
O programa 5S possui tem cinco diretrizes, resumidas pelas cinco palavras japonesas começadas com a letra S, de onde vem o nome da metodologia. Conheça agora cada uma delas!

Seiri (senso de utilização):
Essa diretriz (ou senso) indica a necessidade de manter no ambiente de trabalho apenas aqueles instrumentos que são realmente necessários, ou seja, para aplicar esse senso você deve identificar tudo o que não é essencial para o trabalho e dar um destino correto para os excessos.
Este senso vai além do ambiente físico, pois também propõe que você identifique todas as tarefas e processos desnecessários, que não geram resultados satisfatórios e as elimine. Dessa forma, você evita o desperdício de materiais e do tempo da sua equipe.

Seiton (senso de ordenação):
Esse senso propõe que você organize o seu ambiente de maneira funcional, favorecendo o fluxo de pessoas e o acesso aos materiais necessários de forma rápida, ou seja, você deve dispor os seus equipamentos e estruturas, assim como materiais menores, de maneira que isso facilite ao máximo o trabalho dos seus colaboradores.
Um layout bem pensado e definido de forma inteligente, irá lhe proporcionar um grande ganho de tempo e produtividade.
Para que essa diretriz funcione é necessário que todos os seus colaboradores criem hábitos como o de desligar a luz elétrica sempre que sair do ambiente ou de colocar os materiais utilizados exatamente onde encontrou. Dessa forma, você consegue manter a ordem no ambiente de trabalho, otimizando as tarefas da sua equipe.

Seiso (senso de limpeza):
Essa diretriz está relacionada à limpeza do ambiente de trabalho. Para ser colocada em prática é necessário que os seus colaboradores, não apenas se engajem na tarefa de limpar a sujeira que geraram, mas que evitem produzir lixo durante o trabalho, evitando desperdícios.

Seiketsu (senso de saúde):
Esse senso está relacionado com garantir um ambiente de trabalho saudável para os seus colaboradores. Além disso, é importante incentivar a sua equipe para que eles criem hábitos pessoais que também promovam a saúde. Este senso irá trabalhar sua saúde física e mental, garantindo uma equipe saudável e motivada. Dessa forma, você consegue melhorar a qualidade de vida das pessoas dentro e fora da empresa.

Sitsuke (senso de autodisciplina):
Não existe um senso mais importante do que o outro, sendo que todos são interdependentes, porém, sem esse o senso da autodisciplina, dificilmente você conseguirá colocar qualquer outro em prática na sua empresa.
Isso porque a autodisciplina é responsável por promover a educação e o compromisso de todos os seus colaboradores com a mudança de hábitos. Ela está relacionada ao fato de que todos devem se responsabilizar pelas suas próprias ações e manter o programa 5S em funcionamento, sem a necessidade de supervisão constante.



Agora que você conhece o programa 5S é o momento de colocá-lo em prática dentro da sua empresa. Essa prática ajuda não apenas a manter o ambiente de trabalho limpo e organizado, mas também a mudar a cultura da sua empresa, garantindo a qualidade dos seus produtos e serviços.