É um sistema de avaliação que confere uma certificação a organizações de saúde, com foco na segurança do paciente.

A metodologia utilizada pela ONA é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países.

Visa promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência no País.

Tem foco na gestão, qualidade e segurança da assistência no Setor de Saúde, por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação.

Quais organizações podem ter esse certificado?
A ONA é um certificado desenvolvido exclusivamente para garantir a qualidade dos serviços de saúde prestados para a população, com o objetivo de melhorar o atendimento e, consequentemente, a qualidade de vida de todos os cidadãos. Instituições que podem obter o certificado de qualidade da ONA são:
- Hospitais
- Laboratórios
- Ambulatórios
- Serviços odontológicos
- Serviços de hemoterapia, nefrologia, diagnóstico por imagem, medicina nuclear, radioterapia, dietoterapia, esterelização de materiais e similares
- Serviços de Pronto Atendimento
- Empresas de home care


Quem pode oferecer essa certificação?
O certificado da ONA só pode ser validado e emitido por instituições acreditadoras credenciadas na Organização Nacional de Acreditação. Essas equipes são treinadas para poder desempenhar a atividade de acreditação, que ajudam a classificar as instituições e estabelecimentos em três níveis diferentes de qualidade de serviço:
Nível 1: Acreditado

Empresas acreditadas nesse nível oferecem os requisitos legais e técnicos mínimos considerados pela ONA essenciais para a existência do negócio (como padronização de processos, identificação de riscos, plano de objetivos e metas definidas).
Nível 2: Acreditado Pleno

Empresas acreditadas no nível 2 já são capazes de apresentar mecanismos de controle para os processos descritos, além de um melhor gerenciamento dos resultados e de um programa de educação continuada e melhoria dos mesmos.
Nível 3: Acreditado com excelência
Empresas nível 3 são consideradas empresas com serviço completo de qualidade, capazes de gerenciar bem o desempenho de toda a instituição, acompanhada com cronogramas para análise crítica dos processos e suas melhorias.